Crónica dos bons malandros,
de Mário Zambujal
Comentário pessoal:
A «Crónica dos Bons Malandros», de Mário Zambujal, é na minha opinião um excelente livro.
É um livro recheado de aventura, acção e muita comédia, proporcionando também ao leitor várias emoções, que vão desde o espanto até ao riso, as ideias que Mário Zambujal passou para o seu livro deixam todos de boca aberta.
Gostei bastante desta obra, pois esta permite – nos ver por dentro como funciona o mundo da criminalidade e da marginalidade, visto que são assuntos tão referidos nos dias de hoje.
Este, apesar de ser um livro muito cómico, retrata também o carácter da sociedade actual. Uma sociedade marginalizada, vingativa, traiçoeira, falsa, que não liga a meios para atingir os seus fins. Cheguei a esta conclusão, após ver a atitude de Silvino no final do assalto ao Museu Gulbenkian. Este só demonstrou não possuir espírito de grupo, pois na verdade todos os membros da quadrilha após o assalto poderiam ter ficado ricos, mas não, Silvino só pensou em si, ficando com todas as jóias roubadas.
Na minha opinião, é um bom livro, de fácil leitura, para além de ser muito pequeno.
Por todos estes motivos e muitos outros aconselho a que o leiam!
Biografia do autor
Mário Zambujal nasceu a 5 de Março de 1936, no Alentejo. Viveu a sua adolescência no Algarve e foi aí que nasceu a sua carreira de jornalista.
A sua ocupação não fica só pelo jornalismo foi também apresentador de programas de televisão e rádio, director de jornais, revistas e escritor.
Mário Zambujal define-se a si mesmo como um homem de muitas paixões.
O seu primeiro livro, que já vai na 28ª edição, “Crónica dos Bons Malandros”, chega ao público em 1980, seguido de “Histórias do Fim da Rua “(1983), “A Noite Logo se Vê” (1986), “Os Novos Mistérios de Sintra”, este partilhado com mais seis escritores (2005).
Mais recentemente foi lançado o “Código de Avintes”, onde Mário Zambujal participa com mais seis escritores, à semelhança de “Os Novos Mistérios de Sintra”.
Mário Zambujal é um senhor já com setenta anos, com um sentido de humor refinado, que passa para os seus livros.


Sem comentários:
Enviar um comentário